Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

UPDF recebe alunos de estágio de vivências do programa Ver-SUS

A Unidade recebeu, em 29/07/2014, alunos de diversos cursos de Graduação, dentre eles: Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Gestão Pública, Fisioterapia, Biologia, Saúde Coletiva, Biomedicina, Psicologia, Terapia Ocupacional e Odontologia. Os alunos fazem parte do VER-SUS, projeto que pretende estimular a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.
Assim que chegaram foram recebidos pelo diretor, o médico veterinário Mauro Blanco, que deu as boas vindas e fez uma apresentação geral das atividades desenvolvidas pela Unidade. A médica veterinária Albertina Werneck, presidente do Centro de Estudos da S/SUBVISA, representou, na oportunidade, o Dr. Arnaldo Lassance, subsecretário da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses. O médico veterinário Silvio Lopes levou os alunos, após as boas vindas, para uma visita acompanhada pelas instalações da Unidade, e, em seguida, proferiu palestra no auditório sobre a UPDF e suas principais linhas de ação na vigilância das zoonoses.


O VER-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção à Saúde (SAS), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), com o apoio dos Conass e Conasems, da UNE (União Nacional dos Estudantes), da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de universidades e municípios parceiros na condução de experiências locais e Regionais. O projeto tem apoio também da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).
 Após as boas vindas, conversa dos alunos com médico veterinário Silvio Lopes, responsável pela gerência de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses em Animais Sinantrópicos.

Alunos percorreram toda a Unidade, que teve grande parte de sua área remodelada e modernizada.

Os alunos puderam verificar a limpeza do ambiente e o carinho como os animais tutelados na Unidade são tratados.








 Auditório repleto. Interação total entre alunos e profissionais da UPDF.


Dr. Silvio Lopes ministrou palestra abordando zoonoses.


 Dra. Albertina Werneck distribuiu a todos e apresentou material de divulgação da S/Subvisa.

Ao lado do diretor da UPDF, o médico veterinário Mauro Blanco, estão as Dras. Albertina Werneck, presidente do Centro de Estudos da S/Subvisa, e Vânia Monteiro de Carvalho, da Coordenação de Planejamento do VER-SUS.

0 comentários:

Postar um comentário