Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CPDF a mil com os preparativos para a Campanha Rio Sem Raiva 2014

Ano após ano fica sob a responsabilidade do Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho a execução das ações de vacinação antirrábica na Cidade do Rio de Janeiro. Além de ser um local de vacinação permanente, onde as pessoas podem levar seus animais de segunda a sexta-feira, em horário comercial, há ainda uma empreitada gigantesca que corresponde à campanha de vacinação, denominada Rio Sem Raiva.



Na foto, Médica Veterinária do CPDF ministrando treinamento aos profissionais.

Em 2014, através de uma inédita e profícua parceria entre a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses e a Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, os postos de vacinação antirrábica animal serão instalados, em sua grande maioria, em Unidades de Saúde. Dessa forma, os profissionais voluntários trabalharão respaldados por todo o aparato da Secretaria Municipal de Saúde, valendo-se da expertise dos programas de imunização e da vigilância em zoonoses. Para receber maiores orientações a respeito da campanha e saber onde serão os postos de vacinação, clique aqui.

Participarão de forma muito especial nessa campanha os Agentes de Vigilância em Saúde, que foram treinados recentemente por equipe de médicos veterinários do CPDF. Nas instruções foram abordados aspectos da doença nos animais, procedimentos de vacinação, montagem de caixas coletoras para material perfurocortante, preenchimento de formulários estatísticos e certificados, etc. Parte desses profissionais já atuou em outras campanhas, mas nesta há diversos deles que participarão pela primeira vez. Em suma, centenas de voluntários, inclusive de outras Secretarias, darão sua cota de trabalho em prol da Saúde Pública.
Serão  119 postos no total, sendo eles assim distribuídos: 105 em Unidades de Saúde, 02 Unidades de Zoonoses, 09 em praças e 03 em escolas públicas.

Lembrando: a vacina é gratuita e a campanha ocorrerá nos dias 06/12 e 13/12. Divulgue. Dê um presente de Natal para o seu animalzinho de estimação, leve-o para ser vacinado em um dos nossos postos.

Coordenadores de campanha abastecendo as viaturas que distribuirão material para os postos de vacinação em todo o município do Rio de Janeiro.

Treinamento de Agentes de Vigilância em Saúde ocorrido em 05/11/2014 no Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau, na Cidade Nova. Teoria e prática sendo abordadas.

Cartaz confeccionado pela Coordenação de Saúde da Área de Planejamento 5.3 que será instalado em todos os postos de vacinação dos bairros de santa Cruz, Sepetiba e Paciência.



Legenda imagem 4

0 comentários:

Postar um comentário