Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ação no Parque do Flamengo

A Unidade de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, Unidade da Secretaria Municipal de Saúde, realizou evento educativo e de vacinação contra raiva em cães e gatos no Parque do Flamengo no sábado, dia 21/09/2013.
Esta ação faz parte das medidas necessárias consequentes à notificação de um caso de raiva em morcego encontrado no Parque.
No município do Rio de Janeiro a raiva está controlada em sua forma urbana, onde o cão é a principal fonte de infecção, tendo registrado o último caso humano em 1984 e em 1995 o último caso canino. Entretanto, nos últimos anos tem sido constatada a ocorrência de doença em morcegos de várias espécies ( hematófagos e não hematófagos ), e em eqüinos e bovinos no território municipal, sinalizando para a circulação do vírus no ambiente silvestre.
A raiva é uma doença infecciosa de etiologia viral transmitida ao homem por mamíferos domésticos e silvestres, caracterizada por sintomatologia nervosa resultante de encefalite aguda e por apresentar letalidade de aproximadamente 100% .
Atualmente, o ciclo que envolve o morcego é o mais importante no país, sendo responsável pelo aumento de casos humanos de raiva, principalmente nas regiões norte e nordeste.
A cidade do Rio de Janeiro possui características especiais, como áreas de florestas, montanhas e intensa arborização, o que propicia abrigo e farta alimentação a várias espécies de animais silvestres, entre estas os morcegos, sendo freqüente a sua presença em área urbana. É importante a atenção especial para os casos do encontro de morcegos caídos no chão ou voando fora de seus horários habituais, e principalmente para casos de agressões por morcegos a humanos ou animais. Todas estas situações devem ser relatados para o serviço 1746 da Prefeitura, para que equipes da UPDF atuem na prevenção e no controle dos riscos, com orientações à população, evitando-se desta forma, a reintrodução da raiva na cidade. Todos os cães e gatos da cidade devem ser vacinados contra raiva anualmente em Campanhas de Vacinação Antirrábicas anuais ou em postos permanentes de vacinação localizados na Unidade Paulo Dacorso Filho e na Unidade Jorge Vaitsman. 











0 comentários:

Postar um comentário